10 Aeroportos do Mundo que são Obras de Arte

Longe vão os tempos em que os aeroportos eram locais de passagem ou não lugares, onde as horas e os minutos do relógio teimavam em não passar.

Nas últimas décadas, o paradigma alterou-se. Atualmente, constroem-se aeroportos que são autênticas obras de arte de grande valor arquitectónico.

Estes aeroportos deixaram de ser lugares de transição ou de passagem para passarem a ser lugares de fruição, onde é possível encontrar uma grande variedade de serviços, restaurantes gourmet, lojas de luxo, e espaço de lazer e entretenimento.

Conheçam os 10 terminais que valem uma viagem e que vale a pena conhecer.

#1. Beijing Capital Internacional (Terminal 3) – Pequim (China)

As autoridades governamentais chinesas não fizeram a coisa por menos. Chamaram o arquiteto Norman Foster para conceber o majestoso terminal 3 do aeroporto internacional de Pequim.

A sua construção foi realizada no âmbito das Jogos Olímpicos, onde a arquitetura teve um papel preponderante na organização do espaço urbano. Na data da inauguração era o maior terminal de aeroporto do mundo com cerca de 990 mil metros quadrados, qualquer coisa como 175 campos de futebol.

A infraestrutura do aeroporto tem a capacidade de gerir 150 aviões simultaneamente. Possui cerca de 100 lojas e mais de 50 restaurantes. Atualmente, é o segundo aeroporto mais movimentado do mundo, depois de Atlanta nos Estados Unidos.

Em 2012, o aeroporto internacional de Pequim recebeu o prémio World Airport Award na categoria de melhor entrega de bagagens.

Site: en.bcia.com.cn

Beijing Capital Airport, Terminal 3 (3613245249)

#2. Changi Airport – Singapura

A cidade-estado de Singapura é conhecida pela sua organização urbana e pelo sucesso económico e financeiro. O aeroporto de Changi é uma das faces deste país que nos transporta para uma dimensão de eficiência, qualidade, modernidade e simplicidade.

Eficiência é a palavra que mais se adequa para caracterizar este aeroporto. Por exemplo, a chegada das malas é feita em escassos minutos e a ligação de comboio entre os vários terminais é muito rápida.

Para além disso, o aeroporto disponibiliza um vasto conjunto de serviços e infraestruturas que apenas alguns podem oferecer como o acesso à internet gratuito, existindo vários computadores que podem ser utilizados; parques e áreas de lazer infantil; mais de 300 lojas; mais de 100 restaurantes; e até poltronas que fazem massagens aos pés.

Para conhecer tudo isto, só mesmo fazendo uma visita.

Site: changiairport.com

Aeroporto de Changi - Singapura

Aeroporto de Changi – Singapura

#3. Incheon Internacional – Seul (Coreia do Sul)

O aeroporto de Incheon está situado na ilha de Yeongjongdo a cerca de 50 quilómetros da capital Seul. Concebido pelo arquiteto norte-americano Curtis W. Fentress, o Incheon é um “mundo” com uma ampla variedade de serviços que fazem deste espaço um lugar único.

O aeroporto dispõe de um spa aberto 24 horas por dia, uma pista de gelo, áreas verdes que ultrapassam os dois mil metros quadrados, uma área especifica para crianças e grávidas, centro comercial com centenas de lojas, salas de oração para diferentes credos, casino e ainda um campo de golfe com 18 buracos.

Isto é um aeroporto ou é mais do que isso?

Saber mais: airport.kr

Aeroporto Incheon Internacional

Aeroporto Incheon Internacional

#4. Internacional King Fahd – Dammam (Arábia Saudita)

E o maior aeroporto do mundo está…na Arábia Saudita. O aeroporto Internacional King Fahd tem quase 800 quilómetros quadrados de área e está localizado a pouco mais de 25 quilómetros da cidade de Damman.

O aeroporto começou a ser construído em 1976 e serviu com base aérea durante as operações na Guerra do Golfo. Em 1999 abriu portas à aviação comercial.

No entanto, o King Fhad está sobredimensionado. As companhias aéreas preferem utilizar o aeroporto do vizinho Bahrein, a menos de 100 quilómetros, por oferecer melhores acessos e procedimentos alfandegários mais céleres. O luxo e a opulência estão presentes, os passageiros é que não.

SamaDammam

#5. Barajas – Terminal 4 – Madrid (Espanha)

O terminal 4 do aeroporto de Barajas, em Madrid, é uma obra de engenharia e arquitetura ímpar. O responsável por tão vistoso empreendimento foi o arquiteto Richard Rogers que em 2006 venceu o Prémio Stirling, atribuído pelo Royal Institute of British Architects, graças à concepção do terminal 4.

Atualmente, este terminal do aeroporto de Barajas é um dos mais modernos e grandiosos do Velho Continente, e apesar de ser a quinta infraestrutura aeroportuária europeia com mais movimento de aviões, a tranquilidade é a sua principal imagem de marca.

Site: aena-aeropouertos.es

Terminal 4S, Aeropuerto de Barajas, Madrid, España, 2013-10-17, DD 06

#6. Heathrow – Terminal 5 – Londres (Inglaterra)

O terceiro aeroporto mais movimentado do mundo não podia ficar de fora desta lista. O terminal 4 do aeroporto de Heathrow, em Londres, movimenta quase 70 milhões de passageiros por ano.

Em 2012 ganhou o prémio de “melhor aeroporto para compras”. De facto, Heathrow é um paraíso para os que gostam de visitar lojas e fazer compras com uma grande diversidade de produtos e de marcas de diferentes geografias. O conceituado chef Gordon Ramsay também marca presença neste espaço com o seu restaurante Plane Food.

Site: heathrowairport.com

Heathrow 1

#7. Menara – Terminal 1 – Marraquexe (Marrocos)

O continente africano também integra esta lista através do terminal 1 do aeroporto internacional de Menara em Marraquexe. Esta infraestrutura foi remodelada em 2008 e é hoje uma referência arquitectónica quando o tema são os aeroportos.

A mistura entre a tradição magrebina e a modernidade são a principal característica do Menara que todos os anos movimenta cerca de 3 milhões de passageiros. As lojas de souvenirs com produtos típicos e artesanato local são uma boa oportunidade para fazer compras de última hora sem ter de regatear preços.

Site: onda.ma

Aeroporto de Menara - Marraquexe

Aeroporto de Menara – Marraquexe

#8. Schiphol – Amesterdão (Holanda)

O aeroporto Schipol, em Amsterdão, não é um mega empreendimento que ande nas bocas do mundo, mas é um aeroporto que prima pela qualidade e pelo serviço de qualidade aos seus passageiros.

Os elevados padrões de qualidade e o serviços disponibilizados, como centros de massagem e meditação, uma livraria de grandes dimensões, ou uma extensão do museu Rijksmuseum com obras de Rembrandt são apenas alguns dos exemplos.

Em 2007, o aeroporto Schiphol foi considerado o melhor aeroporto da Europa pela revista Business Traveller.

Site: schiphol.nl

AMSTERDAM SCHIPOL AIRPORT HOLLAND JUNE 2013 (9024186670)

#9. Carrasco – Montevideu (Uruguai)

O novo terminal do aeroporto internacional de Carrasco, em Montevideu, foi inaugurado em 2009 (a sua origem remonta a 1947). A obra-prima projetada pelo arquiteto uruguaio Rafael Viñoly colocou o país no mapa referencias arquitectónicas.

Só se consegue apreender a verdadeira dimensão desta estrutura no ar e à noite. A sua geometria, a fazer lembrar uma nave espacial, impressiona qualquer pessoa. O interior é marcado pela luz natural e pela qualidade dos equipamentos. O vidro e o aço são os principais elementos que sustentam a estrutura.

O aeroporto de Carrasco possui a melhor sala VIP de toda a América Latina

Site: www.aeropuertodecarrasco.com.uy

Aeropuerto Internacional de Carrasco

#10. Aeroporto Internacional do Dubai – Terminal 3

O Dubai é conhecido pelos seus mega empreendimentos. O Burj Khalifa, o edifício mais alto do mundo é um desses exemplos, tal como o aeroporto internacional do Dubai.

Os serviços são de exceção com lojas, restaurantes e espaços comuns sumptuosos. Em 2013 foi inaugurado um espaço dedicado aos A380 com capacidade para 20 aviões.

Atualmente é um dos maiores hubs do Médio Oriente e desde a sua inauguração, em 1998, já ganhou mais de 300 prémios e distinções. Em 2015, pretende ser o aeroporto com mais tráfego do mundo, ou não estivéssemos nós no Dubai.

Site: dubaiairport.com

Dubai Airport (6536975931)

Comments are closed.