Como Ir do Aeroporto JF Kennedy – Nova Iorque a Manhattan

O aeroporto internacional JF Kennedy é o maior de Nova Iorque e está localizado no bairro de Queens a cerca de 28 km da Baixa de Manhattan.

É um dos aeroportos mais movimentados dos Estados Unidos com 53 milhões de passageiros movimentados o ano passado.

Ao chegar ao aeroporto JF Kennedy dispõe de diversos tipos de transporte para chegar ao centro da cidade.

AirTrain JFK

O comboio AirTrain JFK é a opção mais prática para chegar à área central de Manhattan. O comboio faz a ligação entre o aeroporto e a estação MTA (New York City Transit) com acesso direto à rede de metro, as linhas de autocarro e ao comboio Long Island Rail Road.

A estação do AirTrain está localizada no interior das instalações do aeroporto. O serviço tem ligações à Jamaica Station (comboio A para Brooklyn e Lower Manhattan) e Howard Beach Station (comboios E para Queens e Midtown Manhattan e J/Z para Brooklyn e Lower Manhattan).

O bilhete custa 8,75 dólares, durante o período peak (das 5h50 às 9h35), ou 6,25 dólares no horário off-peak. O tempo estimado de viagem é de 50 minutos. O serviço funciona 24 horas por dia durante todo o ano com uma frequência de 10 minutos.

Táxi

Como chegar a Nova Iorque desde o aeroporto JF Kennedy

Táxis de Nova Iorque

Os pontos de táxi estão localizados na zona das chegadas. Existem dois tipos de tarifas: preço tabelado (flat fare trip) ou por táximetro.

A tarifa tabelada custa 52 dólares mais portagens (5,50 dólares) e gorjeta (normalmente 15% do valor total) para Manhattan.

Uma corrida com taxímetro varia entre 50 e 70 dólares conforme a hora do dia, o trânsito e o destino final. Nas viagens durante o horário de pico (16h às 20h durante os dias da semana) há lugar ao pagamento de uma sobretaxa de 1 dólar. No período noturno (20h às 6h) a sobretaxa é de 50 cêntimos.

Refira-se que no início da corrida o táximetro deve indicar um valor base correspondente a 3 dólares.

NYC Airporter

O serviço de autocarro NYC Airporter faz o percurso entre o aeroporto JFK e Manhattan com paragens na Grand Central Terminal (esquina da rua 42 e Park Avenue), Penn Station (West 33rd Street entre a 6.ª e a 7.ª avendia) e Port Authority Bus Terminal (rua 42 entre as avenidas 8.ª e 9.ª).

Refira-se que a partir da Grand Central Station, os passageiros têm direito a um transfer grátis para diversos hotéis entre localizados nas ruas 23 e 63. Consulte aqui a lista de hotéis abrangidos por este serviço.

O NYC Airporter tem um horário de funcionamento das 5h às 23h30 com uma frequência de 15 a 30 minutos. O bilhete de ida custa 16 dólares e o bilhete de ida e volta 29 dólares.

As paragens do NYC Airporter estão localizadas nos terminais 7, 8, 1, 2, 4 e 5.

Shuttles

Os shuttles porta a porta são outra das opções a considerar para chegar ao centro da cidade. A empresa SuperShuttle oferece um serviço dedicado entre o aeroporto e os hotéis de Manhattan desde 25 dólares.

A empresa Go Airlink Shuttle também presta o mesmo tipo de serviço desde 17 dólares, sendo que é possível obter um desconto de 10% na reserva online.

MTA NYC Bus

A rede de transportes públicos de autocarros, gerida pela MTA (Metropolitan Transportation Authority), é a opção mais económica, mas também o meio de transporte com o tempo de viagem maior.

Os autocarros saem do terminal 5 (setor oriental) e passam por vários locais menos turísticos dos bairros de Queens e Brooklyn com ligações a outras linhas de autocarro e à rede de metro.

No site de MTA pode consultar os trajetos e paragens das linhas de autocarro (Q10, Q3 e B15). Um bilhete simples custa 2,75 dólares.

Esta opção só é recomendada se já conhecer a cidade e estiver familiarizado com a rede de transportes públicos, não sendo aconselhável a quem visita a cidade pela primeira vez.

Comentar