Bagagem de Mão – Os Artigos Proibidos

Preparar uma bagagem de mão pode ser muitas vezes uma tarefa difícil, principalmente desde que foram impostas as novas medidas de segurança.

Para evitar surpresas desagradáveis é aconselhável saber quais são os objetos que se podem transportar na bagagem de mão e aqueles que são totalmente proibidos.

Bagagem de Mão – O que não pode levar

A regra geral é que os passageiros não podem transportar artigos ou objetos que possam constituir rico para a segurança e a saúde dos passageiros e da tripulação das aeronaves à luz dos novos regulamentos.

Líquidos

O que não pode levar na bagagem de mão

Artigos Proibidos na Bagagem de Mão

Os passageiros não estão autorizados a transportar líquidos na bagagem de mão, a não ser que os mesmos sejam acondicionados em recipientes individuais com uma capacidade que não exceda os 100 mililitros (100g / 3 Oz), sendo que estes devem estar acondicionados num saco plástico transparente e que possa ser aberto e fechado (tipo zip lock).

O saco ou bolsa não pode exceder 1 litro por passageiro (limite máximo 10 frascos de 100 ml).

De acordo com as normas de segurança são considerados líquidos os cremes de beleza, pasta de dentes, óleos e loções, todas as bebidas incluindo xaropes, sopas, perfumes, champô, gel de banho e desodorizantes.

Nota: a partir de 31 de janeiro de 2014 todos os líquidos (perfumes, bebidas, aerossóis) comprados no Duty Free podem ser transportados na bagagem de mão devem ser selados num saco inviolável no ato da compra com o respectivo recibo. O saco não pode ser aberto até ao destino final.

E ainda:

  • Armas de fogo e outros objetos do género;
  • Objetos pontiagudos, cortantes ou contudentes (ex: lâminas de barbear, x-acto, facas com comprimento superior a 6 cm, entre outras;
  • Explosivos e substâncias perigosas;

Agora que já sabe quais são os objetos proibidos fique a saber o que pode levar na bagagem de mão.

A lista completa pode ser consultada no portal online do INAC – Instituto Nacional de Aviação Civil.

Legislação aplicável: Regulamento EU n,º 185/2010 da Comissão, 4 de Março de 2010.

Crédito da imagem: Royal Society

2 Comments

  1. Boa tarde. Gostaria de saber, se a câmara de fotográfica, também conta em termos de limite de peso.
    Obrigada.
    Teresa

Comentar