Bagagem de Mão – O que pode levar numa viagem de avião

A bagagem de mão é muitas vezes uma dor de cabeça para quem viaja de avião.

São tantas as restrições que muitas vezes temos algumas dúvidas sobre os objetos que podemos ou não levar.

Para aumentar ainda as dúvidas, algumas companhias aéreas, como a Ryanair, são bastante restritivas no que toca às dimensões da bagagem de mão.

Fique a conhecer os objetos que pode levar consigo (roupa, artigos de higiene pessoal), assim como o tamanho e o peso permitido.

Dimensões e Peso da Bagagem de Mão

Bagagem de Mão - O que pode levar

Bagagem de Mão – O que pode levar

Na maior parte das companhias aéreas, a bagagem de mão não pode ser superior às seguintes dimensões 54 x 40 x 20 cm, sendo que o peso não pode exceder os 10 quilos.

Estes são os valores padrão. No entanto, é aconselhável verificar junto da companhia aérea pela qual vai viajar, as dimensões e o peso permitido. Normalmente as companhias de aviação do segmento low cost são bastante rígidas no que se refere ao transporte de bagagem de mão, sendo por isso conveniente verificar se cumpre os critérios especificados pela empresa.

As informações podem ser obtidas no bilhete eletrónico ou no site das companhias aéreas. Tenha em atenção que se exceder os valores permitidos poderá ter de pagar uma taxa adicional, que muitas vezes é superior à própria tarifa aérea.

Abaixo, pode verificar as especificações da bagagem de mão das companhias aéreas low cost que atualmente operam em Portugal.

  • Ryanair: 55 x 40 x 20 cm e 10 kg
  • Easyjet: 56 x 40 x 25 cm sem restrição de peso especificado
  • Flybe: 50 x 35 x 23 cm e 10 kg
  • Transavia: 55 x 35 x 25 cm e 10 kg

Tenha ainda em atenção que apenas pode levar um volume de bagagem, não podendo levar um trolley e uma mochila a tiracolo, por exemplo. Esta situação aplica-se principalmente para quem viaja nas companhias aéreas low cost em particular na Ryanair. Nas restantes, a tolerância é maior.

Objetos Permitidos

Na bagagem de mão pode levar roupa, objetos eletrónicos, máquinas fotográficas, calçado, e artigos de higiene pessoal.

No entanto, todos os produtos que forem líquidos ou em gel não podem exceder os 100 mililitros. Todos estes artigos têm de ser colocados num saco plástico transparente com uma dimensão máxima de 20 x 20 cm. O saco tem de estar fechado, sendo que os artigos não podem exceder um litro de capacidade (máximo 10 objetos) e devem estar dispostos corretamente, ou seja, o saco plástico não pode ficar demasiadamente cheio.

Objetos Não Permitidos

Na bagagem de mão não pode levar facas ou outros objetos cortantes, incluindo corta-unhas de grandes dimensões, armas de fogo, chaves de fendas e outras ferramentas, isqueiros, fósforos, e outro tipo de objetos inflamáveis e artigos desportivos como tacos ou sticks.

Vai viajar em breve? Consulte a nossa página de pesquisa de voos baratos para encontrar as melhores tarifas para o seu destino. Conheça ainda outras dicas para viajar barato.

Comentar