Como Fazer Check-in nas Companhias Aéreas

A maioria das companhias aéreas já dispõe de check-in online. Fica a saber mais detalhes sobre como fazer o check-in na Ryanair, TAP, Easyjet e Vueling.

Este tipo de serviço é muito cómodo e permite poupar tempo na viagem. O check-in online pode ser feito comodamente em casa e o processo é relativamente semelhante em todas as companhias aéreas. O cartão de embarque pode ser impresso em papel ou pode ser enviado para o smartphone.

A seguir apresentamos um guia sobre como fazer o check-in nas principais companhias aéreas a operar em Portugal.

Check-in Online na TAP

A TAP permite realizar o check-in nas 72 horas anteriores e até 1h30 antes da partida do voo. No entanto, existem algumas exceções, nomeadamente nos voos para os Estados Unidos (disponível 24 horas antes da partida), e nos voos com origem nos aeroportos de Zagreb, Genebra e Zurique (a partir de 23 horas antes do voo).

Se viajares sem bagagem de porão podes dirigir-te diretamente à porta de embarque. Se viajares com bagagem, esta deve ser entregue nos balcões de drop-off no aeroporto.

Este serviço pode ser utilizado por todos os passageiros que possuam bilhete eletrónico com reserva confirmada em voos realizados pela TAP ou pela Portugália.

Todas as informações podem ser obtidas na página da TAP sobre o check-in online.

Check-in Online na Ryanair

Na Ryanair o check-in online é obrigatório. Todos os viajantes têm a obrigatoriedade de o fazer através do site da companhia aérea e imprimir o talão de embarque.

Este serviço também está disponível através do telemóvel. A aplicação pode ser descarregada no Google Play e na App Store.

O serviço está disponível desde 30 dias antes do horário previsto do voo até 2 horas antes da hora da partida.

Todos os talões de embarque têm que estar impressos e devem ser apresentados numa folha individual tipo A4 acompanhada de um documento de identificação válido.

No vídeo abaixo podem visualizar mais pormenores sobre o check-in online da Ryanair.

Check-in Online na Vueling

A Vueling permite imprimir o cartão de embarque a partir do computador ou recebê-lo diretamente no telemóvel.

O check-in pode ser efetuado desde o momento da compra do bilhete de avião até 4 horas antes do voo. Na Vueling o check-in online não é obrigatório, mas é aconselhável fazê-lo. Assim, evitas as filas de espera e só tens de estar na porta de embarque 30 minutos antes da partida do voo.

Check-in Online na Easyjet

O check-in na Easyjet pode ser feito através do site da companhia aérea. O serviço está disponível nos 30 dias anteriores à partida e até 2 horas antes da saída.

O check-in pode ser impresso e apresentado em conjunto com um documento de identificação válido no controlo de segurança. Outra possibilidade é fazer o check-in através do telemóvel. A Easyjet disponibiliza uma aplicação gratuita para iPhone e Android, a partir da qual é possível fazer o download o cartão de embarque e apresenta-lo no portão de embarque.

Comentar