Guia de Viagem Low Cost para Istambul

Istambul, a cidade entre dois continentes. Dividida entre a Europa e a Ásia, a cidade é uma mistura de influências e culturas ancestrais. Conheça o nosso guia de viagem para conhecer Istambul sem pagar nada.

Entre passeios, visitas a mesquitas, e a descoberta dos mercados são muitas as opções para fazer algumas visitas grátis em Istambul.

A cidade, com uma localização geográfica impar, no Estreito do Bósforo oferece um pouco de tudo. A sua história milenar em conjunto com o cosmopolitismo fazem de Istambul um destino perfeito para umas férias diferentes e interessantes.

No primeiro dia do seu itinerário aproveite para ver algumas das principais atrações turísticas como o Palácio Topkapi, a Basílica Santa Sofia e a Basílica Cisterna. Estes três locais muito próximos podem ser visto durante um dia inteiro.

Istambul - Estreito do Bósforo

Istambul – Estreito do Bósforo

É muito provável que encontre filas à porta destes monumentos logo pela manhã. Para evitar as filas sugerimos que visite primeiro a Basílica Cisterna e depois faça um passeio pelas redondezas.

Por volta da hora de almoço, espreite a fila para a Basílica Santa Sofia e Palácio Topkapi e vai ver que diminui bastante. É altura ideal para fazer as visitas.

No segundo dia, pode então começar a fazer um itinerário completamente gratuito. Aqui ficam algumas dicas.

Bairro Galata, Avenida Istiklal e Praça Taksim

Sabia que viajar no tempo é possível? Basta estar em Istambul e fazer um passeio até ao bairro Galata, um dos lugares históricos mais interessantes da cidade, onde pode observar o dia a dia da população local, ficar a par dos usos e costumes e visitar algumas lojas pitorescas. A Torre Galata é outro dos ex-libris deste local. Por volta da hora de almoço terá a oportunidade de ouvir os chamamentos para as orações.

Depois, dirija-se para a Avenida Istiklal, uma das principais ruas comerciais da cidade. Aqui, encontra lojas de todo o tipo, restaurantes com comida tradicional, vendedores ambulantes e muitas pessoas a circular, num movimento incessante. Se quiser pode ainda viajar de elétrico, a fazer lembrar os “amarelos” de Lisboa, até ao topo da avenida, onde pode ficar a conhecer a Praça Taksim com um monumento dedicado a Mustafa Kemal Ataturk, um dos símbolos nacionais do país.

Visitas Grátis em Istambul - Grande Bazar

Visitas Grátis em Istambul – Grande Bazar

Mercado das Especiais e o Grande Bazar

O Mercado das Especiarias, também conhecido como bazar egípcio, é um dos lugares mais pitorescos de Istambul. Os cheiros, os sabores e as cores dizem tudo. Aqui encontra produtos do Médio Oriente e da Ásia, frutos secos, chás, doces tradicionais e muita comida apetitosa. É possível fazer provas completamente gratuitas.

Muito próximo do Mercado das Especiarias, está o Grande Bazar, na Praça Beyazit, designado como Património Mundial pela Unesco. O mercado labiríntico, datado do século 15, é um lugar mágico com quase cinco mil espaços comercias que vendem um pouco de tudo, desde tapetes, produtos artesanais, artigos de joalharia, e couro. Nas lojas de tapetes, normalmente oferecem chás. No entanto, é preciso ter alguma paciência para os visitantes, pois muitas vezes podem ser demasiadamente insistentes.

Mesquitas e Museus

Uma visita a Istambul tem de inclui obrigatoriamente a Mesquita Azul. A boa noticia é que a entrada é completamente gratuita. O melhor período para a visitar é ao fim da tarde. À entrada vai ter de tirar os sapatos e as senhoras têm de tapar a cabeça com um lenço.

Muito próximo da Mesquita Azul, a Mesquita Suleymaniye é outro dos locais de paragem obrigatória, situada na praça Eminonu, praticamente em frente ao mercado das especiarias.

Passeios no Estreito do Bósforo

Outra das atividades gratuitas em Istambul são os passeios nas margens do estreito do Bósforo, onde é possível ver belos edifícios, mansões e palácios, tanto do lado asiático como europeu. O forte de Rumelihisar, em Ortakoy, é um dos edifícios mais emblemáticos de Istambul. Continuando junto ao Bósforo visite ainda os bairros de Arnavutkoy e Bebek onde pode ficar a conhecer um pouco da vida diária da população local.

Hotéis em Istambul

Hotéis em Istambul

Hotéis em Istambul

Existem uma grande variedade de hotéis em Istambul com preços para todos os gostos.

O ideal será encontrar um hotel que fique próximo das principais atrações turísticas.

Os hotéis situados junto à Praça Taksim também são uma excelente opção. Consulte esta selação de hotéis em Istambul.

Como Ir para Istambul

Istambul está agora mais perto com os voos diretos da Turkish Airlines. A companhia aérea turca oferece voos diretos entre Lisboa e Istambul a partir de 150 euros, ida e volta, em períodos promocionais. Fora da campanha das promoções é possível encontrar bilhetes de avião a partir de 245 euros.

Outra das possibilidades é optar pela companhia aérea Lufthansa que oferece voos entre Lisboa e Istambul, via Frankfurt ou Munique, a partir de 179 euros.

Para consultar as melhores ofertas de voos para Istambul consulte a página de pesquisa de voos. No planeamento da sua viagem sugerimos ainda que consulte o site de turismo da Turquia com muitas informações úteis sobre o país.

Mais Dicas de Viagem para Istambul

Como ir do aeroporto para o centro de Istambul
Voos Baratos para Istambul

Comments are closed.