O aeroporto Guglielmo Marconi-Bologna é a porta de entrada para conhecer a cidade histórica de Bolonha e a região de Emilia Romagna, no norte de Itália.
O aeroporto está localizado nas proximidades do centro da cidade, a cerca de 6 km da Piazza Maggiore.
As companhias aéreas TAP e Ryanair dispõem de voos diretos entre Portugal e Bolonha com saídas diárias dos aeroportos de Lisboa e Porto, respetivamente.
O centro da cidade é facilmente alcançável de transportes públicos. A melhor opção é viajar no Aerobus, um serviço dedicado que faz a ligação entre o aeroporto e o centro de Bolonha.
Existem duas linhas com términos diferentes: Fiera e Stazione Centrale. A mais indicada para os turistas é a segunda que está localizada no centro da cidade. Algumas das paragens de interesse são Ugo Bassi, Indipendenza / San Pietro, Via Indipendenza e Arena del Sole.

Centro de Bolonha
A partir do aeroporto de Bolonha existem ainda outras linhas de autocarros com destino a várias cidades como Modena, Ferrara, Florença e Siena.
O táxi é outra das opções que tem ao dispor para se deslocar entre o aeroporto e o centro de Bolonha. Uma viagem custa entre 15€ e 18€ conforme o destino final.
Num passeio pela cidade salientamos as visitas à Plaza Maggiore, o coração de Bolonha, à Via Rizzoli, à Fontana di Nettuno, à Torre de Asinelli, ao Palazzo Comunale, à Basílica de São Domingos, entre outros locais de interesse histórico e cultural.
Consulte o site de turismo oficial de Bolonha para saber o que ver e fazer, obter itinerários e informações úteis sobre a cidade.