Aeroporto de Malta: Como Chegar e Transferes

O aeroporto internacional de Malta (MLA), está localizado em Luqa, a 8 quilómetros da capital Valletta e a 13 quilómetros de Mdina.

A Air Malta dispõe de voos directos entre Lisboa e Malta, com saídas regulares (duas vezes por semana) o ano inteiro.

Ao aterrar no aeroporto de Malta, tem várias opções de transporte para chegar a qualquer local. Como a ilha é pequena, não irá perder muito tempo em grandes deslocações.

Táxi

O serviço de táxis está disponível para qualquer destino, 24 horas por dia. Podem ser adquiridos bilhetes pré-pagos num balcão do terminal de chegadas.

A título de exemplo, uma viagem de táxi entre o aeroporto e Valletta, com a duração de 15 minutos sem trânsito, deverá custar cerca de 15 euros. Para Mdina, a corrida de táxi tem a duração de 20 minutos, e deverá ficar em 18 euros. Uma viagem de táxi na ilha não deverá exceder 32 euros, o valor de referência até ao extremo norte de Malta onde é possível apanhar o ferry para Gozo.

Autocarro

Os autocarros cobrem a maioria das áreas turísticas de Malta, e são um modo de transporte eficiente e barato. A partir do aeroporto, existem quatro linhas expresso designadas de X1, X2, X3 e X4.

Para chegar a Valletta a partir do aeroporto, use a linha X4, que tem uma frequência de 30 minutos entre as 5 da manhã e as 11 da noite, aproximadamente. O trajecto demora cerca de 20 minutos.

O bilhete pode ser adquirido a bordo e tem um preço diferente consoante a estação do ano: 1,5 euros no Inverno e 2 euros no Verão (meados de Junho a meados de Outubro). O bilhete nocturno custa 3 euros durante todo o ano. O bilhete é válido durante 2 horas, e pode ser utilizado para qualquer destino na ilha, incluindo transbordos.

Se estiver a planear ficar vários dias, poderá ter interesse em comprar um cartão turístico. O Explore custa 21 euros e inclui viagens ilimitadas durante 7 dias. Já o 12 Single Day Journey custa 15 euros e pode ser utilizado por toda a família. Os cartões podem ser adquiridos num balcão na área de chegadas do aeroporto, e também nas estações de correio e nalgumas papelarias espalhadas pelas ilhas de Malta e Gozo.

Para planear as suas deslocações, consulte o mapa dos transportes públicos de Malta.

Aluguer de Carro

Alugar um carro é uma boa opção para quem pretende partir à descoberta dos locais mais remotos de Malta. A sinalização rodoviária encontra-se em inglês, e a condução é pela esquerda, à moda britânica.

Antes de reservar, compare os preços de algumas das seguintes companhias que dispõem de balcões no aeroporto de Malta: Avis, Budget, Dollar Thrifty, Europcar, First Rental Car, Goldcar, Green Motion e Hertz.