O aeroporto internacional de Ottawa – Macdonald-Cartier está localizado a cerca de 10 km do centro da cidade.
O aeroporto de Ottawa possui ligações internacionais para várias cidades dos Estados Unidos e Europa.
A cidade de Ottawa, a capital do Canadá, está situada ao longo de Ontário na margem do rio Ottawa, no lado oposto de Gatineau (Quebec). A área metropolitana tem uma população de 1 milhão de habitantes, sendo a quarta maior cidade do Canadá.
Ao aterrar no aeroporto Macdonald-Cartier dispõe de algumas opções para chegar à área central da cidade.
A opção mais cómoda e prática é optar pelo táxi. Os pontos de táxi estão situados na área exterior da zona de chegadas. Uma corrida até ao centro custa aproximadamente 30 dólares canadianos. O tempo estimado de viagem é de 20 minutos.

Centro de Ottawa
A opção de transporte mais económica para chegar ao centro é utilizar serviço de autocarros da empresa OC Transpo. O autocarro número 97 (direção Bayshore) faz o trajeto entre o aeroporto e o centro comercial Rideau Centre com passagens pela estação de comboios Hurdman Station (10 paragens).
A paragem está localizada no nível 1 da zona de chegadas, no espaço 14. O bilhete custa 3,40 dólares canadianos e pode ser adquirido no quiosque de informações (Ground Transportation Desk) situado no piso 1 (hall de chegadas). Neste local pode ainda comprar um passe de 24 horas por 7,95 dólares que lhe dá acesso ilimitado a toda a rede de transportes da cidade.
Na zona de chegadas, numa área desigada por Parkway, dispõe de vários balcões de empresas de aluguer de automóveis (Avis, Budget, Hertz e National/Álamo).