Check-in – Informações Úteis e Procedimentos

O check-in é uma das etapas obrigatórias para todos os passageiros que viajam de avião. É através deste procedimento que se efetua a confirmação da presença no voo e da respetiva bagagem (de mão ou de porão) junto da companhia aérea.

O processo de check-in pode ser efetuado por diversos meios, dependendo do aeroporto e das facilidades concedidas pela companhia aérea pela qual vai viajar.

A seguir apresentamos algumas informações úteis e procedimentos para realizar o check-in para a sua viagem de avião.

Meios para fazer o check-in

O check-in poderá ser efetuado através da internet ou das apps das companhias aéreas, nos balcões e nos quiosques de Self Check-In das companhias aéreas existentes no aeroporto

Saber mais sobre o check-in online.

Se tiver bagagem de porão e tiver feito o check-in através da internet ou do smartphone entregue a bagagem no balcão de drop-off da companhia aérea.

Check-in no Aeroporto

Quando chegar ao aeroporto verifique o número do balcão check-in nos painéis informativos, que correspondem ao seu número de voo, ou diretamente nos balcões das companhias aéreas.

Antecedência

A antecedência do check-in varia de acordo com os voos e a companhia aérea. No caso do check-in online é possível efetuar o mesmo entre 30 dias e 2 horas antes do voo. Confirme na companhia aérea associada ao seu voo qual é o tempo exato de que dispõe.

O check-in no aeroporto pode ser efetuado 90 minutos antes do voo para destinos do espaço Schengen. Para voos fora do espaço Schengen na Europa o check-in está disponível 120 minutos antes da hora do voo. No caso dos restantes voos, o check-in está disponível 180 minutos antes da hora do voo.

Controlo de Segurança

Após o check-in terá de passar pelo controlo de segurança que inclui o detetor de metais e o equipamento raio-X. No caso de viajar para destinos fora do espaço Schengen ainda terá de passar pelo controlo de passaportes.