Como Ir do Aeroporto de Orly para o Centro de Paris

O aeroporto de Orly (ORY) está localizado a cerca de 14 quilómetros a sul do centro de Paris, sendo uma das principais portas de entrada para visitar a capital francesa.

Trata-se do segundo maior aeroporto da capital francesa, depois do aeroporto Charles de Gaulle.

Conheça as melhores opções para ir do aeroporto de Orly para o centro de Paris.

Comboio

Duas linhas de comboio ligam Orly e Paris.

RER B + Orlyval

Em Orly, a estação de comboios fica localizada fora do aeroporto. Como tal, tem de utilizar a navette Orlyval que faz a ligação entre os terminais sul e oeste, onde está situada a estação do RER linha B.

O bilhete combinado custa 12,10 euros, e o tempo total de viagem até à Gare du Nord (direcção Saint-Rémy-les-Chevreuse) é de cerca de 40 minutos (25-35 minutos RER + 8 minutos Orlyval). O serviço funciona entre as 6h e as 23h35.

RER C + Go C Paris

Pode também usar a linha C entre a estação Pont Rungis e Paris (Invalides, St Michel-Notre-Dame, Austerlitz). A estação Pont Rungis está ligada ao aeroporto pelo serviço de autocarros “Go C Paris” (Orly Sul – saída C, paragem 5, Orly Oeste – saída C, paragem 7).

O bilhete combinado custa 6,35 euros, e o tempo total de viagem é de cerca de 35 minutos (25 minutos RER + 10 minutos Go C Paris). O serviço funciona entre as 5h e as 23h15 aproximadamente.

Autocarro

Dispõe ainda de diversos serviços que fazem a ligação de autocarro entre Orly e Paris.

Orlybus

O serviço Orlybus, operado pela empresa pública de transportes RATP (Régie autonome des transports parisiens), oferece um transfer directo entre os dois terminais do aeroporto e a Praça Denfert Rochereau em Paris. A viagem demora cerca de 30 minutos, e o bilhete simples custa 8,70 euros. O Orlybus tem uma frequência de 10-15 minutos.

Bus Direct

A linha 1 do Bus Direct assegura a ligação entre o aeroporto de Orly e o centro de Paris (Gare Montparnasse, Trocadéro, Etoile / Champs-Elysées). Já a linha 3 faz a ligação entre os aeroportos de Orly e Charles de Gaulle.

Uma viagem custa 10-12 euros (linha 1) e 18-22 euros (linha 3) dependendo do trajecto e do tipo de bilhete (ida e volta e tarifa de grupo – 4 pessoas). O percurso tem a duração de 30-60 minutos e 70-80 minutos, respectivamente.

Carreira nº 183

A opção mais barata é utilizar o autocarro 183 da RATP, que faz a ligação entre Paris (estação Porte de Choisy) e Orly (Sul – saída C, paragem 4). O bilhete simples custa 2 euros e pode ser comprado a bordo. A viagem para o centro dura cerca de 60 minutos. O serviço funciona entre as 6h e as 0h20 aproximadamente, com uma frequência de 5 a 25 minutos.

Táxi

Os táxis estão localizados como habitualmente à saída dos terminais de chegadas, depois da recolha de bagagens (Táxis Parisiens). O trajecto de táxi entre Orly e o centro da cidade pode custar entre 30 e 40 euros.