Como Ir do Aeroporto Charles de Gaulle para o Centro de Paris

O aeroporto Roissy – Charles de Gaulle (CDG) está situado a cerca de 25 quilómetros do centro de Paris, na região nordeste da área metropolitana, sendo uma das portas de entrada para visitar a capital francesa.

É o maior aeroporto do país, movimentando cerca de 59 milhões de passageiros por ano, dispondo de centenas de ligações por dia para diversos destinos na Europa, Ásia, África, Médio Oriente, América do Norte e América do Sul.

A cidade de Paris dispõe de uma excelente rede de transportes públicos. Saiba como ir do aeroporto Charles de Gaulle para o centro de Paris.

Comboio RER B

A linha B do RER é uma das melhores opções entre o aeroporto e diversas estações centrais de Paris (Denfert Rochereau, Saint Michel-Notre Dame e Gare Du Nord).

Para se deslocar entre os terminais do aeroporto e a estação do RER, pode ir a pé pelos tapetes rolantes, seguindo as indicações existentes. Em alternativa, se tiver muita bagagem, pode optar pelas navettes (N1 ou N2) que são shuttles gratuitos que ligam os terminais e a estação.

A tarifa simples de ida custa 11,40 euros (7,30 euros para crianças dos 4 aos 10 anos). Os bilhetes podem ser comprados online, nas bilheteiras da estação, e nas máquinas de bilhetes automáticas.

Normalmente, os comboios para Paris saem das plataformas 11 e 12. A viagem demora cerca de 30 minutos até à estação de comboios Gare du Nord, a qual tem ligação à rede de metro.

Autocarro

Se preferir viajar de autocarro, dispõe também de algumas opções

Roissybus

O Roissybus faz a ligação entre o aeroporto Charles de Gaulle e o centro de Paris, mais concretamente a esquina entre a Rue Scribe e a Rue Auber (próximo da Opera Garnier).

O autocarro passa nos terminais 1, 2A, 2C, 2D, 2E, 2F e 3. Note que o acesso do terminal 2G para o 2F é realizado através de um serviço de shuttle gratuito com uma frequência de 15 minutos.

O bilhete simple custa 12,50€, e pode ser adquirido no balcão da RAPT antes de entrar no autocarro. A viagem entre o aeroporto e o centro tem a duração aproximada de uma hora dependendo do horário e do tráfego.

Os autocarros circulam entre as 6h e as 0h30 a partir do aeroporto e entre as 5h15, e as 0h30 saindo do centro da cidade, com uma frequência de 15 a 20 minutos.

Bus Direct (anteriormente Cars Air France)

Em parceria com o aeroporto, é disponibilizado um serviço entre o aeroporto e diversos destinos: a Torre Eiffel, com paragens em Porte Maillot e Etoile / Champs Elysées (linha 2), a Gare de Lyon e Montparnasse (linha 4), e o aeroporto de Orly (linha 3).

O tempo estimado de viagem é de 50 a 70 minutos. O bilhete custa entre 14,50 e 22 euros, dependendo do trajecto e do tipo de bilhete (ida e volta, e tarifa de grupo – 4 pessoas), e pode ser comprado nos balcões de atendimento ou directamente no motorista.

Carreiras nº 350 e 351

A opção mais barata é utilizar os autocarros 350 e 351 da empresa pública de transportes RATP (Régie autonome des transports parisiens). Ambos param nos diversos terminais do aeroporto, e passam por vários pontos centrais da capital francesa. O bilhete simples custa 6 euros e pode ser comprado a bordo. A viagem para o centro dura 80-90 minutos.

Táxi

Os táxis são a opção mais cómoda, mas também a mais cara. À saída de qualquer dos terminais de chegadas, dispõe de filas de Taxis Parisiens.

O trajecto entre o aeroporto Charles de Gaulle e o centro da cidade tem um valor que pode oscilar entre 50 e 60 euros. Se viajar em família (4 ou mais pessoas), esta pode ser a melhor opção para se deslocar, pois a diferença para o comboio e o autocarro acaba por não ser muito grande.