Voos Grátis nos Açores – Encaminhamentos Inter-Ilhas

Sabia que pode viajar gratuitamente para qualquer ilha açoriana a partir das ilhas de São Miguel e da Terceira?

Basta comprar um voo para os Açores em qualquer das companhias (Ryanair, SATA ou TAP) para Ponta Delgada ou Lajes (Terceira), e depois pedir o encaminhamento à SATA para outra ilha.

Voos inter-ilhas completamente gratuitos!

Infelizmente, nem as agências de viagens nem as companhias aéreas têm divulgado esta oferta, e muitos viajantes continuam a comprar pacotes de férias e bilhetes de avião para outras ilhas açorianas a preços exorbitantes quando podiam fazer a ligação de forma gratuita!

Este benefício resulta da liberalização do espaço aéreo dos Açores que obriga a SATA Air Açores “a disponibilizar um serviço de encaminhamento, sem encargos para o passageiro, em viagens no interior da Região Autónoma dos Açores, com origem ou destino em Portugal Continental ou no Funchal”.

Isto significa que se o seu destino final for qualquer outra ilha do arquipélago – Santa Maria, Corvo, Flores, Faial, Pico, Graciosa ou São Jorge – só paga o bilhete de avião entre Portugal Continental e Ponta Delgada / Lajes (Terceira). Os voos de ligação inter-ilhas são gratuitos.

Para obter os bilhetes de avião gratuitos para qualquer ilha açoriana, é necessário contactar o call center da companhia aérea SATA através dos números de telefone 707 22 72 82 / 296 209 730, e solicitar à companhia aérea a emissão do bilhete de avião para outra ilha à escolha. O pedido pode ainda ser feito através do preenchimento de um formulário online.

Dica:
Antes de reservar os voos para Ponta Delgada / Lajes (Terceira), contacte a SATA para saber se existem lugares disponíveis para o destino final pretendido. A companhia aérea permite que seja solicitada a reserva de encaminhamento antes de comprar os voos para os Açores. Após receber a confirmação do encaminhamento, tem 6 horas para comprovar que tem um bilhete válido para Ponta Delgada ou para a Terceira.

Outras informações importantes

  • Os passageiros provenientes do Continente não podem ficar mais de 24 horas nas ilhas de São Miguel / Terceira (ou seja, os stopovers não são permitidos).
  • O serviço de encaminhamento da SATA não inclui taxas de aeroporto, seguro de viagem, nem reserva de lugar.
  • É necessário recolher a bagagem à chegada a Ponta Delgada / Terceira e fazer check-in para o voo de encaminhamento.